sexta-feira, 14 de maio de 2010

E se existisse uma fórmula?

Eu já imaginei que pudesse existir uma fórmula para se viver, e confesso que ainda procuro alguma que pelo menos oriente, para não ficarmos tão perdidos, às vezes.
Poderia haver um padrão, sei lá, é tudo tão imprevisível. Como disse uma professora: "imprevisível é diferente de inconstante". O homem é imprevisível, por isso transforma todos os seus atos em coisas imprevisíveis, porém ser inconstante é outra história. Inconstância é permitir que qualquer mau tempo mude suas ideias, convicções e seus projetos.
Concorda comigo que, a vida seria muito mais fácil se pudéssemos prever o que iria acontecer? Mas tudo o que é fácil tendemos a não valorizar. A praticidade em se conhecer o futuro retiraria toda a graça da vida.
A história não foi criada. Ela é criada! E cada palavra, pensamento e ação que praticamos é parte desse processo de fazer/contar a nossa história.
De fato, não é muito confortável não sabermos o que virá na próxima cena das nossas vidas, mas o que podemos fazer quanto a isso? Deixar de viver? Deixar de crescer? Deixar de amar?
O A.M.O.R é uma das maiores forças que nos move na vida. Mas não é um amor banal, sem profundidade. É aquele amor que tem o poder de nos manter vivos. Desejarmos conhecer pessoas, dedicar tempo aos nossos sonhos, sonhar ainda mais, lutar pela nossa alegria.
Quando tudo isso parece não estar acontecendo é porque estamos guiados por outra força, e não é o ódio. É a força chamada indiferença. A indiferença nos move para a morte. Tornamo-nos cada vez mais apáticos, menos preocupados em lutar pela nossa sobrevivência, e sobreviver significa "Continuar a viver depois de outro; continuar existindo depois de grave perda. Resistir, enfrentar, atravessar, escapar: sobreviveu a todas as crises."
Ainda é impossível predizer o futuro, e também não existe uma fórmula que nos ajude a compreender o outro e a nós mesmos. Se houvesse, estaríamos condenados a uma vida insignificante, sem redescobertas e surpresas. Seria tudo igual, todo dia. Evitariamos os confrontos com as nossas angústias e assim perderíamos a chance de crescermos.
Pensando bem, pode até não existir uma fórmula, mas se conseguirmos nos manter guiados pela força do amor, sabeberemos que, mesmo não conhecendo nosso futuro, com certeza teremos UM.

3 comentários:

  1. É verdade, se de fato existisse essa fórmula, como uma fórmula matemática, tudo seria igual e não haveria surpresas, felicidades, choros (bons ou ruins), gritos, amor e outras coisas mais. Então cabe a nós construirmos o nosso futuro com o que temos e lutar pelo que queremos e nunca,nunca desistir.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eh mais legal...que vc escreve o q eu penso. Esses dias tenho pensado mt nos meus sonhos, e como eh necessário que eles existam para ter um alvo, uma direção, um ponto de partida, e essa eh a certeza que teremos um futuro, do tamanho dos nossos sonhos...ou não, depende do quanto eu vou lutar e me esforçar para isso.

    ResponderExcluir
  3. hehehehe lembrando:"eu não leio mentes!" Se fosse como na engenharia 2x + y = 10 era fácil, mas a vida existe é para lutarmos para construí-la.

    ResponderExcluir