quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ansiedade.

A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra. Pv12:25

Ansiedade é diferente do medo e é diferente da angústia. O medo se dá diante da possibilidade real de algum risco para o sujeito. A angústia não possui um objeto definido como causa para o mal-estar do indivíduo, ela pode ocorrer por qualquer motivo.
A ansiedade é formada por uma coletânea de sintomas, que a maioria das pessoas já experimentou, porém se caracteriza como uma síndrome do homem contemporâneo.
Acompanha uma sensação de vazio, suores pelo corpo, tremores, pensamentos negativos de que catástrofes podem acontecer, nervosismo, insônia, perda de apetite e etc. Ela se apresenta com a aparência de medo, porém as suas causas não podem ser objetivadas através da realidade.
A Bíblia nos ensina, através de Provébios, que a palavra falada continua sendo um dos aspectos mais importantes relacionados ao cuidado mútuo. Quando tratamos da ansiedade ou de outras síndromes similares, não basta um simples aconselhamento, ou encorajamento, ou aquelas palavras motivacionais, porém com pouco conteúdo edificante. É necessário que se mergulhe um pouco mais profundo para ajudar alguém que esteja passando por essa situação.
Devemos “trazer à memória aquilo que nos dá esperança”, somente isso. Uma vez que cuidamos dos pensamentos que estamos alimentando, desejando continuamente que a nossa mente produza frutos agradáveis, certamente estaremos mais positivos e otimistas diante das lutas, e assim romperemos a barreira da murmuração dando lugar a adoração.
Não é uma tarefa fácil, pois exige domínio próprio. A nossa mente tenta nos levar ao naufrágio e quanto mais vazios ficamos, mais espaços fornecemos para as depressões. Então um alimento genuíno, construído dia após dia, sedimentado e enriquecido, alegra o coração do homem.
O melhor que temos a fazer é descansar o coração, buscar a paz e a nossa alma achará sossego.

2 comentários:

  1. Amiga, obrigada por me trazer à memória aquilo que me dá esperança: sua amizade, a faculdade, a psicologia, a fé. Obrigada pelo despertar... não só meu como de todos que podem dividir momentos com você.
    Bjusss voadores, Paty.

    ResponderExcluir
  2. Querida Paty, fico feliz de poder compartilhar as coisas que palpitam em meu coração com aqueles que eu amo.
    bjs

    ResponderExcluir