segunda-feira, 18 de julho de 2011

O menino, a ponte e o pote de ouro.

Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque delas é o reino dos Céus. Lucas 18:16

Eu ainda estou na dúvida se é algo consciente, incosciente ou uma ação sobrenatural. E isto que me deixa na dúvida ainda faz meus olhos lacrimejarem só de lembrar. Isso me faz querer escrever pra aliviar um pouco o desconforto diante da insensibilidade, cegueira, surdez e burrice humana.
Nunca fui muito boa em matemática, física e química, além disso precisei de ajuda para conseguir ser aprovada no 2º e 3ºano, porque se não fosse o Ricardo, sua paciência para ensinar e sua inteligência numérica eu ainda estaria no ensino médio. Acho que por isso dediquei minhas energias em desenvolver habilidades menos concretas, porém estruturantes do mesmo modo.
Eu não preciso explicar que todo trabalho de edificações passa por longos anos de estudos matemáticos (Cálculo 1 ao infinito, Resistência dos materiais, Dinâmica, Estática...) essa coisa toda até que seja possível construir algo. E como é trabalhosa e difícil essa empreitada, visto que não basta saber calcular é preciso ter VISÃO.
Mesmo assim, a inteligência de um adulto não supera a sensibilidade de uma criança. Não é por acaso que o paraíso pertença a elas, pois sagazes como são, fazem de tudo para ensinar aos adultos que se não forem simples como elas são, nunca entenderão o verdadeiro valor das coisas.
Essa semana aprendi com um bebê de apenas um ano e meio como se constrói pontes. Ele tem linguagem, tem pensamento, porém ainda não se expressa como nós, por isso preferiu usar a língua de anjos, que é a música.
Ao ouvir pela milésima vez o mesmo cd e buscando nos dizer uma mensagem, esse minúsculo ser escolheu, entre tantas músicas, uma que diz assim: “Sei que ainda sou criança tenho muito que aprender, mas quero ser criança quando eu crescer”. A cada trechinho da música ele sorria para todos que estavam presente, além de dançar livremente, demonstrando seu contentamento. “Vamos construir uma ponte em nós. Vamos construir, pra ligar seu coração ao meu com o amor que existe em nós!” E parecia que ele estava só brincando, quando na verdade, sempre que chegava no refrão ele aumentava o volume do som ao máximo.
Alguém pode dizer que isso é só uma coincidência, talvez seja para você que sabe construir pontes que ligam cidades e até países, mas é incapaz de construir uma ponte que ligue dois corações.
Além de um desejo e um pedido, acredito que esse bebê estava nos contando como se sente e quem ele era. Quem sabe assim ele fosse capaz de ligar tantos corações separados em volta dele. Quem sabe assim ele conseguisse expressar “Que amar é importante pro meu mundo e para o seu, mas eu tenho a esperança de você ser meu amigo”.
Crianças são inteligentes, não estão aqui para aceitar migalhas, porque elas se dão por inteiro e não se vendem por dinheiro ou por apenas 5 minutos do seu dia.
Dizem que no final de um arco-íris sempre tem um pote de ouro, mas o problema é que nunca conseguimos ver o final dele e então sempre ficamos com a sensação de que não temos tesouro algum. O verdadeiro pote de ouro está no final de uma ponte, onde o único tesouro descoberto é o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário