sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quando nada parece fazer sentido.

Considero-me uma pessoa de fácil comunicação e isso me permite dialogar com pessoas de todas as classes, idades e gêneros. Atualmente, venho amando conversar e conhecer um pouco mais a mente dos adolescentes. Sim, porque parece que foi ontem e eu ainda era um deles. Estava em conflitos com a minha escolha profissional, conflitos familiares, amorosos e principalmente conflitando comigo mesma.
Seria muito melhor se eu soubesse, naquela época, o que sei hoje. Não que eu já saiba muita coisa, contudo já é bem mais do que eu saberia aos meus 15 anos.
Por exemplo, eu não gostava de tomar um ônibus quando era adolescente. Sentia-me desajeitada e isso sempre, sempre causava algum constrangimento, porque invariavelmente eu batia a cabeça em algum lugar do ônibus, ou meu dinheiro caía no chão, quando a mochila não se prendia na catraca. De fato, era doloroso.
No entanto, agora eu sei o quanto isso é natural. Quando estamos vivenciando a nossa puberdade não temos a noção completa da nossa imagem e do nosso Eu. Por isso batemos em tudo, quebramos os pratos, copos. E outras inúmeras trapalhadas que cometemos.
Se eu soubesse que não importa o que pensam de mim e sim o que Eu penso sobre mim, noooossa! Jamais me acharia gorda, feia, desingonçada, de voz grossa, dedo torto, nariz grande. Afinal, o que é estar de bem consigo mesmo? É estar de bem com os outros? Ou construir a sua subjetividade baseado na harmonia com seu corpo e mente?
É mais importante o rótulo que me deram quando eu nasci, ou o perfume que eu carrego dentro de mim?
Invariavelmente permitimos que os outros nos digam o que somos, quem somos e o que devemos ser. Mas e se eu não desejar isso? Onde mora minha vontade? Para quem canta a minha voz?
Enfim, continuemos às mudanças. Eu acredito que o adolescente em parte volta a ser criança, pois no momento em que ele acorda pela manhã e descobre seu corpo todo diferente, com certeza "dá pane". Então recomeçamos as descobertas, agora um pouco mais movidos por novos combustíveis, hormônios próprios da fase.
Com sorte, fui criada num ambiente de diálogo familiar. Mas nem todos tem essa oportunidade e aí temos um novo problema. Alô leitores, caso prefiram mostrem para seus pais, pois esta parte é dedicada a eles!!!
Pais, vocês são os reforçadores primordiais dos seus filhos. Cada vez que você elogia seu desempenho escolar ou sua criatividade para desenhar ou sua habilidade para conversar, em suma tudo que diga respeito a se filho, ele se sente valorizado. Para um adolescente é fundamental que alguém reforce suas potencialidades. Eles ainda estão um pouco inseguros e isso é normal, porém eles não são ingênuos mais, nem mesmo eram quando crianças.
Contudo pais, ainda é necessário dizer que vocês são os únicos seres capazes de romper a barreira com seus filhos. Mesmo que eles digam que não é necessário, converse com eles, quebre tabus, transponha a barreira do mutismo. Não importa o tempo que você passe com seu filho e sim a qualidade do tempo que vocês permanecem juntos.
Acredito que o adolescente é um pouco de tudo. Ainda um pouco criança e já buscando ser adulto. Durante alguns anos da vida muita coisa não fará sentido e então, como se nada tivesse acontecido, um dia passará.
Pode não fazer sentido sentir-se estranho todo dia. Pode não fazer sentido gostar de uma pessoa diferente por dia. Pode não fazer sentido estudar o que se estuda, pensar o que se pensa, chorar pelo que se chora, mas uma coisa é certa: estamos vivos!
E é você quem atribui sentido a sua existência!

3 comentários:

  1. Adolescentes,claro,sei como é,haha. Muito bom o texto, Maya.

    ResponderExcluir
  2. Adolescência: a fase crítica da vida de um ser humano! haha Gostei muito do texto!=)

    ResponderExcluir
  3. Aborescencia! AUHSUAH Ja passei por isso! Muito, muito bom para meu amadurecimento...
    Como é complicaod ser adulto, responsabilidades, trabalhos... hehe
    Quem lê ate axa..kkkk

    É nem vou falar mais.. surpreendente.. Parabéns!

    ResponderExcluir